segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ano Novo, Tempo de Renovação!


Renovar é preciso!
O Universo é puro movimento e está em constante renovação.
Na natureza tudo se renova cada instante.

Esta é a lei!
O princípio da renovação obedece a lei natural da vida.
Estamos todos e tudo em constante movimento e mudanças, apesar de existir entre os seres humanos ainda pessoas que são resistentes a mudanças e que se colocam contra as leis da natureza e escolhem permanecerem na estagnação.

A vida é uma via de acesso para o crescimento e evolução das espécies, em especial ao reino Humano, O Universo sempre dispõe de meios que promovem e nos auxiliam no processo de crescimento e evolução.

Situações surgem a todos os instantes provendo oportunidades a todos. Precisamos tomar decisões e termos coragem de ir a luta e parar de esperar a felicidade sem esforços.

Não exigirmos das outras pessoas aquilo que muitas vezes não fazemos. Precisamos deixar de lado as críticas, investirmos sério no nosso trabalho em prol do nosso crescimento e realização para podermos ser felizes e também proporcionarmos felicidade ao mundo, não esquecendo que todas as oportunidades nos são dadas pelo Universo.

Vamos agradecer pela vida e tudo que temos na vida. Tudo Mesmo! Até mesmo as dificuldades e adversidades que se apresentam, mais que nada mais são do que as grandes oportunidades de testarmos o quanto somos capazes.

Ninguém pode avançar em direção ao novo se permanece obstruído, contaminado pelo velho e não se dá chance. Veja a mudança como um degrau a mais na escada que você sobe na vida.

O Tempo não espera por ninguém.

Faça você mesmo o seu tempo, mude enquanto é tempo, pois se você não tomar a decisão alguém em qualquer tempo, ou algum fato ou circunstância poderão manobrar o seu processo e efetuar mudanças e transformações na sua vida.

A responsabilidade perante a vida é individual e intransferível. Você pode e é capaz! Teste-se! Tenha coragem! Escreva você mesmo no livro da sua vida, faça dela uma obra de arte.

Ame sempre sem recompensa! Procure despertar em ideais elevados. Respeite a tudo e a todos independente do que pensam e do que fazem. Pois não nos cabe julgar ninguém, e cada um responderá por sua própria vida diante da Lei da Vida.

Ajude a quem precisa, e tenha sempre uma palavra de ânimo e coragem para teu semelhante. Plante árvores, flores, cuide da natureza, dos animais, dos rios, enfim, respeite o planeta em que vive e que tão generosamente te oferece tudo o que precisas. Não se esqueça você também pode ser um vencedor!!!

DESEJO A TODOS OS AMIGOS E VISITANTES DO MEU BLOG, UM FELIZ E ABENÇOADO ANO NOVO, QUE NESTE ANO DE 2010 DEUS OS ABENÇOE E LHES CONCEDA MUITA PAZ, HARMONIA E FELICIDADES A TODOS OBRIGADO PELO CARINHO E AMIZADE!!!

SÃO OS VOTOS DE JOÃO PAULO BASTOS EVANGELIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Pastoral DST/Aids comenta o crescimento de infectados pelo vírus HIV no mundoEm entrevista à assessoria de imprensa da CNBB, o assessor nacional da Pa


Em entrevista à assessoria de imprensa da CNBB, o assessor nacional da Pastoral DST/Aids, frei Luis Carlos Lunardi, comentou o relatório do Programa Conjunto das Nações Unidas HIV/Aids (Unaids) divulgado no dia 24, que mostra que, entre 2000 e 2008, o número total de pessoas no mundo vivendo com o vírus da Aids cresceu 20%, mas o número de novas infecções caiu 17% no mesmo período. As estimativas indicam que 33,4 milhões de pessoas vivem com o HIV. Desse total, 2,7 milhões foram infectados em 2008. No ano passado, 2 milhões de pessoas morreram em consequência da doença.

O Relatório sobre a Epidemia Global de Aids 2009 revela que, do total de infectados, 31,1 milhões são adultos, sendo que as mulheres representam mais da metade (15,7 milhões) dos soropositivos.

De acordo com o assessor nacional da Pastoral DST/Aids, frei Luis Carlos Lunardi, os dados são animadores e preocupantes. “O dado animador é que a epidemia, em geral, está se estabilizando e que os medicamentos disponíveis conseguem controlar o vírus, dar qualidade de vida e evitar óbitos. Os dados preocupantes são o alto índice da infecção entre mulheres e gestantes, homens e jovens”, frisou.

Frei Lunardi lembra também a falta de medicamentos para os soropositivos, que, segundo ele, causam um triste impacto no mundo. “Mais de 5 milhões de pessoas precisam de tratamento e não o tem. Qual o fator real que impede que se possibilite tratamento para todos os que necessitam? Muitos governos não assumem sua responsabilidade de saúde pública, nem respeitam o direito de toda pessoa ao tratamento e não fazem os investimentos necessários. Por outro lado, a ganância da indústria farmacêutica com lucros abusivos, impede que todos tenham acesso aos medicamentos”.

No dia 22 de outubro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em parceria com Ministério da Saúde montou uma campanha de combate ao vírus, inédita no mundo. Com o slogan “Declare seu amor por você”, a campanha está atuando em cinco capitais: Manaus, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre e João Pessoa. Em todas elas, a pastoral da Aids da CNBB vai mobilizar seus 13 mil agentes para conscientizar a população da importância da realização do teste de Aids.



Dia Mundial de Prevenção contra a Aids

Na próxima terça-feira, 1º de dezembro, o mundo inteiro celebra o Dia Mundial de Prevenção contra a Aids. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de torná-lo um dia de batalha contra a doença, visando mobilizar a opinião pública sobre a gravidade da doença, e amenizar o preconceito sofrido pelos portadores do HIV, o vírus causador da mesma.

No Brasil, a data foi estabelecida desde 1988, a fim de alertar a população sobre as formas de transmissão da doença e os avanços da mesma pelo país. “É um dia que tem um caráter mais político, onde os agentes em suas dioceses, paróquias e junto aos Fóruns e ONGs Aids em todo Brasil refletem, protestam e reivindicam”, comentou frei Lunardi, sobre a data.

Ele destacou ainda que o Dia é apelativo e pretende cumprir os compromissos firmados para proteger os direitos humanos através da Declaração de Compromisso assinado em 2001 para o enfrentamento da epidemia. Em cada diocese e paróquia são desenvolvidas atividades por meio de produção de spots para rádios, folders explicativos da temática e um cartaz que dá visibilidade à campanha. O material é distribuído nas comunidades e organizações. “Aproveita-se de missas, boletins, jornais, programas radiofônicos para informar a maior parte possível da população”, completou o assessor.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Evangelização pelos meios de Comunicação

Por causa dos meios de comunicação modernos (rádio, televisão, jornal, internet, etc., ) o mundo vai ficando ´cada vez mais pequeno´; isto é, cada vez mais rápido as noticias são transmitidas quase simultaneamente a todas as partes do planeta. É uma grande e bela conquista do homem com a inteligência que Deus lhe deu. Com todas essas descobertas o homem moderno louva e engrandece o seu Criador, pois foi Dele que recebeu este dom extraordinário. A Igreja nada tem contra a técnica; ao contrário, faz uso pleno dela; apenas reprova o seu mau uso, quando é colocada a serviço da maldade, da perversão sexual, da violência, da exploração dos simples, ou da propagação de ideologias contrárias à moral e à dignidade do homem.
A missão da Igreja é evangelizar o mundo todo; é levar a boa nova de Jesus Cristo a todos os confins da terra, por que ´Deus quer todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade´(1 Tm 2,4); e o Apóstolo não esquece de dizer que ´a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade´(1Tm 3,15). A verdade salvífica do Evangelho precisa chegar a todos os homens através da pregação; e o Apóstolo das gentes ensina que ´a fé provém da pregação; e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo´( Rom 10,17) E São Paulo pergunta: ´... como invocarão aquele em quem não tem fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? (Rom 10,14) Por tudo isso, o profeta já exclamava : ´Quão formosos são os pés daqueles que anunciam boas novas!´ (Is 52,7). Hoje não se pode deixar de lado os meios de comunicação para levar o Evangelho às pessoas, sob pena de estarmos pecando por omissão.
O Papa Paulo VI , na ´Evangelii Nuntiandi´, em 1974, já falava sobre isso, dizendo que a Igreja seria culpada diante do seu Senhor se não usasse os poderosos meios de comunicação para levar a mensagem da salvação às pessoas.´A Igreja viria a sentir´se culpável diante do seu Senhor, se ela não lançasse mão destes meios potentes ...´(EN,45) Também o nosso querido João Paulo II tem falado insistentemente do mesmo modo, fazendo eco às palavras do outro Paulo a Timóteo: ´Prega a palavra; insiste oportuna e importunamente´(2Tm4,2).Ao falar aos Bispos do Brasil da Regional Norte 1 de CNBB, no Vaticano, em 30/05/95, em visita ´ad limina´, o Papa assim se expressou:
´Gostaria, porém, de chamar a vossa atenção para outro campo, de não menor importância e que, pelas dimensões continentais do vosso país, adquire um significado capital. Já tive ocasião de ressaltar a responsabilidade que cabe aos agentes pastorais no campo das Comunicações Sociais, tendo em vista a reta divulgação de valores éticos (cf. Discurso pronunciado em 1´IV´1995). Hoje , minha atenção vai dirigida a alguns dos protagonistas deste fenômeno de massa. Todos sabemos que a mentalidade das pessoas sofre uma influência decisiva destes veículos de comunicação. Neles se acha a chave do mundo de valores que vai reger as gerações de amanhã.
Já o destacara o Concílio Vaticano II no Decreto Inter mirifica: ´Visto que a opinião pública exerce uma poderosa influência em todas as ordens da vida social (...) é necessário que todos os membros da sociedade cumpram os seus deveres de justiça e de caridade (...) e procurem formar e divulgar uma reta opinião pública´ (cf. n.8). Deveis, portanto, empenhar vossos fiéis na evangelização dos meios de comunicação social e difusão cultural, incentivando também programas de promoção humana, adaptados às exigências de cada segmento social, e que sirvam de estímulo à solidariedade cristã. Como jornalistas, cronistas, articulistas, produtores de filmes para o cinema e a televisão, atores, músicos ou artistas plásticos, deverão unir seu talento pessoal, sua arte e seu prestígio no meio em que trabalham a um testemunho inequívoco de sua fé em Jesus Cristo.
Cabe´vos, como Pastores, incentivar, apoiar e orientar a ação apostólica inserida nas realidades deste mundo tão complexo em que atuam estes vossos fiéis, a fim de que estes, mediante a força do Evangelho, possam se tornar verdadeiramente sal da terra e luz do mundo (cf.Mt.5,13´14).(L\\\'Osservatore Romano N.22, 03/06/95, pag 23). Falando também aos Bispos do Brasil da Regional Leste 1, em 01/4/95, em visita ´ad limina´, o Papa disse: Hoje, assim como nos tempos do Apóstolo das Gentes (cfr. At 17,23), existem modernos areópagos, um dos quais queria salientar especialmente por exigir uma atenção redobrada, quando se trata da formação evangélica dos indivíduos, das famílias e do inteiro âmbito social: os meios de comunicação.
Como já observei na Encíclica Redemptoris missio, ´os meios de comunicação social alcançaram tamanha importância que são para muitos o principal instrumento de informação e formação, de guia e inspiração dos comportamentos individuais, familiares e sociais´ (n.37). É necessário que os agentes pastorais aprendam a conhecer e a usar os meios de comunicação social de modo que o cristianismo, em seus valores e na sua mensagem, além de ser posto em relevo durante os horários destinados aos temas religiosos, seja também motivo inspirador nas emissões dedicadas à informação, aos temas científicos, à arte e à sadia diversão.
Os responsáveis pelos meios de comunicação devem prestar atenção para evitar qualquer forma de manipulação da verdade e dos valores éticos; demasiados interesses pessoais ou formas discutíveis de expressão cultural ou artística que podem modificar a escala de valores e ferir os sentimentos mais íntimos da pessoa.
Os cidadãos têm, pelo contrário, o direito de ser respeitados nas próprias convicções morais e religiosas, como, aliás, a Sé Apostólica tem constantemente relembrado (cfr.P.C. para as Comunicações Sociais, Inst. Past. Aetatis novae, 22´II´1992). (L\\\'Osservatore Romano, N.14, 08/4/95, pag 7. Com esses ensinamentos do Santo Padre podemos ver a urgência e a importância de se usar bem os meios de comunicação em prol da evangelização.
Lamentavelmente hoje, com poucas exceções, assistimos a uma televisão que faz uma ´pregação sistemática de anti´valores cristãos´; colocando dentro dos lares o sexo acintoso, baixo e fora dos planos de Deus; a violência sofisticada e destruidora, a mentira apresentada encoberta com uma capa de verdade; a exploração dos sofrimentos dos pobre e mais humildes para se obter ibope à custa da desgraça das pessoas e da curiosidade mórbida da população...Urgentemente esta televisão maléfica, que está desconstruindo as famílias, precisa ser substituída por outra que traga a diversão sadia, os filmes formativos, as reportagens culturais e, sobretudo novos valores éticos e morais.


Prof. Felipe de Aquino

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Presidente da Câmara promete empenho na votação do Projeto Ficha-Limpa

ntegrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) foram recebidos na quinta-feira, 19, pelo presidente da Câmara, deputado Michel Temer, juntamente com parlamentares que apóiam o projeto de Iniciativa Popular, conhecido como Ficha Limpa. O projeto foi entregue ao presidente no dia 29 de setembro com 1,3 milhão de assinaturas recolhidas pelo Movimento. Na Câmara, ele recebeu o número PLP 518/09.

O MCCE foi pedir ao presidente da Câmara agilidade na votação do Projeto. Michel Temer se comprometeu a formar uma Comissão Geral para discussão do Projeto ainda na primeira quinzena de dezembro. Ele disse que está disposto a angariar apoio dos líderes para colocar o PLP 518/09 na pauta do Plenário para ser votado com urgência.

Ele ressaltou que será preciso ter a maioria dos líderes favoráveis para não haver emendas e evitar o risco do Projeto não ser aprovado. Caso isso ocorresse, na avaliação do presidente, seria péssimo para a Câmara.


Mobilização

O MCCE prepara uma grande mobilização da Câmara dos Deputados, no dia 9 de dezembro, com o objetivo de sensiblizar os parlamentares pela votação e aprovação do Projeto. Nesta data se comemora o Dia Mundial de Combate à Corrupção. Na ocasião, serão entregues mais assinaturas do Projeto de Lei de iniciativa popular que ainda chegam diariamente ao escritório do MCCE.

Conferência Internacional discute “a pessoa surda na vida da Igreja”

24ª Conferência Internacional do Pontifício Conselho da Pastoral para os Agentes de Saúde reúne, a partir de hoje, 19, no Vaticano, cerca de 500 pessoas, entre as quais 89 deficientes auditivos. Eles vão discutir, até sábado, 21, o tema: "Effatá! A pessoa surda na vida da Igreja".

A novidade é que, pela primeira vez numa conferência internacional, será oferecida a tradução em quatro línguas de sinais (inglês, inglês anglo-americano, espanhol e italiano). O serviço de tradução será oferecido em colaboração com a Pequena Missão para os Surdos-mudos.

O papa Bento XVI receberá os participantes em audiência amanhã, 20. Estima-se que na Igreja Católica existam um milhão e 300 mil deficientes auditivos.

O Brasil é um dos 67 países presentes com oito especialistas, como o coordenador da pesquisa Língua Brasileira de Sinais (Libras), padre Delci Conceição.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Diocese de Santarém lança Campanha de divulgação de roteiros e pontos de exploração sexual!

A Diocese de Santarém (PA) lança nesta quinta-feira, 12, uma Campanha de Divulgação de roteiros e pontos de exploração sexual. Será através de entrevista coletiva, às 9h, na sala paroquial da Catedral Nossa Sra. da Conceição, em Santarém. Estarão presentes representantes do Conselho Tutelar e do Programa Bem Me Quer, além da diocese de Santarém.

Na ocasião, será apresentado o resultado de uma coleta de dados realizada de janeiro a agosto deste ano sobre a exploração sexual infanto-juvenil em Santarém. A coleta de dados foi realizada junto aos dois órgãos.

O evento faz parte do projeto: “Fraternidade e segurança pública: Direito e Participação de todos”, promovido pelo Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) –, com apoio do governo do estado de Pará. É uma das ações concretas da Campanha da Fraternidade deste ano que abordou o tema segurança pública.

A divulgação da campanha será feita ainda nas escolas, comunidades, paróquias e locais de grande movimento.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Campanha para a Evangelização 2009


Objetivo

Todos os anos, a Igreja no Brasil realiza a Campanha para a Evangelização, que acontece no tempo do advento, para atingir estes objetivos e, assim, procura despertar na consciência de todos os seus membros, a responsabilidade diante da missão evangelizadora para que todos venham a participar ativamente desta missão.

Este ano, a Campanha para a Evangelização tem como tema: Ele se fez pobre para nos enriquecer. Este tema foi escolhido para dar unidade ao ano litúrgico de 2010, que abordará a questão da economia tanto na Campanha para a Evangelização, que acontece no tempo do advento, como na Campanha da Fraternidade, que acontece no tempo da quaresma, e na Campanha Missionária, que acontece em outubro, durante o tempo comum.



Oração

Senhor Jesus Cristo,

que vos fizestes pobre para nos enriquecer,

concedei-nos que, a Vosso exemplo,

possamos contribuir na nossa pobreza

para que as riquezas do Vosso Evangelho

possam chegar a todas as pessoas.

Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

Amém.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO




“Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar.” (Jo 8,11b)

O Sacramento da Reconciliação ou Penitência (popularmente chamado de confissão) foi criado pelo próprio Jesus. Ele confiou à Igreja, nascida dele e do Espírito Santo, o encargo de perdoar ou não os pecados da humanidade, segundo o que ele disse a Pedro, o chefe dos apóstolos: Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados (Jo 20,23). O Sacramento da Reconciliação, ou Penitência, é assim chamado porque nos reconcilia não só com Deus, mas também com a comunidade eclesial e consigo mesmo. É o sacramento pelo qual recebemos o perdão espiritual de Deus pelos pecados cometidos depois do Batismo.

Como membros do corpo de Cristo, tudo quanto fazemos influencia todo o corpo (por ex. quando você machuca o dedo, ou tem dor de dente, não é todo corpo que sente?). O pecado fere e enfraquece o Corpo de Cristo; a cura que alcançamos na Penitência restaura a saúde e a energia tanto da Igreja como de nós mesmos. Quando alguém se desvia do amor de Deus ou o abandona, o dano recai sobre o pecador.

Tem muita gente que não se confessa. Muitos têm medo de se confessar. Outros inventam uma série de desculpas. Outros ainda não fazem uma boa confissão, omitindo conscientemente certas coisas, e isso pode piorar sua condição espiritual.

Há pessoas que têm medo de se confessar porque o padre as conhece e pensam assim “com que cara vou ficar quando encontrar o padre na rua ou em outro lugar? O que ele vai pensar de mim?”. Bem, o padre tem obrigação de guardar segredo. Aquilo que é contado na confissão não pode sair de lá. E o padre não faz o papel do xereta que se alegra em saber das suas fraquezas. Ele tem obrigação de esquecer aquilo que ouviu em confissão.

A palavra “confessar” significa “anunciar”, “proclamar”, “professar”. Anunciar o quê? Anunciar que o amor de Deus é mais forte do que o mal que se cometeu. Aquele que se confessa está fazendo sua profissão de fé no perdão de Deus. Portanto, confessar-se não é tanto aborrecer-se com o mal praticado, mas sentir a alegria de receber de novo o abraço do Pai que perdoa e salva.

O que é necessário para ser eficaz numa confissão?

a) Exame de consciência, relembrar de todos os pecados que cometeu, se possível fazer uma lista, para que não se deixe passar nenhum;

b) Ter um verdadeiro arrependimento (atrição ou contrição);

c) Propósito de não recair no pecado e de evitar as circunstâncias que o favoreçam;

d) Confessar-se sem omitir nada;

e) Cumprir a penitência estabelecida pelo confessor.

O que é confissão? Não é conselho, nem desabafo, nem dizer o que faz de bom, nem falar dos pecados dos outros, mas confessar-se é dizer a Deus – de que o padre é representante - as próprias faltas.

A absolvição é o gesto sacramental da reconciliação. O gesto sacramental do batismo é derramar água; o da confirmação é ungir; o da reconciliação é traçar uma cruz sobre quem está se confessando. Enquanto faz esse gesto o padre pronuncia a fórmula: “Eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. É bom lembrar que não é um gesto mágico. Para que haja verdadeira absolvição torna-se necessário o arrependimento, acompanhado da conversão.

Em sua opinião, quais são as dificuldades que se encontra para confessar (medo falta de fé, falta de tempo, falta de padres)?

Adaptado de: BORTOLINI, J. Os Sacramentos em sua vida. São Paulo: Paulus, 1981.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

REGIONAL NORDESTE 2 CELEBRA ENCERRAMENTO DO ANO CATEQUÉTICO NACIONAL




Cerca de seis mil fiéis são esperados em Campina Grande (PB) no próximo domingo, 8, para a celebração de encerramento do Ano Catequético no Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas). O evento que traz o tema “Não ardia o nosso coração?”, acontecerá a partir das 8h na casa de shows Spazzio.

De acordo com uma das coordenadoras de catequese do Regional, Giselma Alves, o evento será oportuno para motivar os catequistas. “Um dos objetivos do ano catequético é motivar e criar ardor missionário nos catequistas. Sendo assim, a realização de tal evento tem como propósito mostrar para a Igreja do Brasil que os catequistas entenderam os objetivos deste ano e celebram a data porque a consideram especial”.

O ano catequético começou no mês de abril. Ao longo desse período, várias atividades de formação foram desenvolvidas para os catequistas leigos, bem como para os padres, diáconos, frades, freiras e demais religiosos que atuam na catequese. Segundo Giselma, toda a comunidade é convidada a participar do evento. “Todo aquele que se sente evangelizador, grande função do catequista, merece participar desta celebração”, frisou.

A programação do encerramento do ano catequético contará com apresentações artísticas das delegações de cada Província. Em seguida, no final da manhã, será celebrada uma missa pelo bispo da diocese de Campina Grande, dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada pelo bispo de Mossoró (RN) e responsável pela dimensão bíblico-catequética no Regional Nordeste 2, dom Mariano Manzana, e demais sacerdotes presentes.

À tarde haverá uma apresentação artística sobre o tema do ano catequético: “Catequese, caminho para o discipulado”, pelos representantes da Província do Rio Grande do Norte. Logo após, haverá um show com o cantor Zé Vicente e, encerrando o evento, será realizada uma celebração de envio para todos os catequistas.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Sucessão na diocese de Porto Nacional




O papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo de Porto Nacional (TO), dom Geraldo Vieira Gusmão, que completou 75 anos no mês passado. Com a renúncia, o governo pastoral da diocese será assumido pelo bispo coadjutor da mesma diocese, dom Romualdo Matias Kujawski. O anúncio foi feito pelo papa nesta quarta-feira, 4.

Romualdo Matias KujaskiNatural de Poznan, na Polônia, dom Romualdo tem 62 anos e foi ordenado bispo em 15 de agosto de 2008, em Palmas (TO). Tomou posse como bispo coadjutor de Porto Nacional no dia 30 de agosto do ano passado.

Com doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, dom Romualdo fez seus estudos de filosofia e teologia em sua cidade natal, onde também recebeu a ordenação presbiteral em 24 de maio de 1973.

Antes de ser ordenado bispo, dom Romualdo foi vigário paroquial em Biezdrowo, Poznan; em Zniemysl, Poznan; em Ostrów Hlkp e professor no curso de teologia para leigos, Poznan. Foi também administrador paroquial de Kamionna, Poznan. No Brasil, foi professor de Teologia de Espiritualidade em Diamantina (MG) de 1988 a 1990; reitor do Seminário, em Diamantina, e do Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo e vigário para a administração em Palmas de 1999 a 2008.

A CNBB, através da assessoria de imprensa, agradece a dom Geraldo pelos onze anos de dedicado pastoreio ao povo de Deus na diocese de Porto Nacional. Ao mesmo tempo, cumprimenta dom Romualdo que agora assume o governo da diocese, desejando-lhe frutuoso trabalho junto aos seus diocesanos.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

EMISSORA RURAL A VOZ DO SÃO FRANCISCO 47 ANOS DE EVANGELIZAÇÃO


A Voz do São Francisco completou 47 anos nesta quarta-feira, 28/10/09. Conheça um pouco desta emissora história. Fundada pelo 4º Bispo de Petrolina DOM ANTÔNIO CAMPELO DE ARAGÃO, natural da cidade de Garanhuns – PE, designado Bispo de Petrolina no dia 24 de fevereiro de 1957.

Parcela viva no progresso desta cidade, deixando marcas de desenvolvimento durante 18anos que permanece entre o povo petrolinense.

De várias obras realizadas da diocese de Petrolina, Dom Antônio Campelo de Aragão fundou a EMISSORA RURAL, como instrumento de evangelização e humanização. A idéia de Dom Campelo foi concretizada tendo ao seu lado o Pe. Mansueto de Lavour, Pe. Gonçalo Pereira Lima(de Araripina) e Pe. José de Castro (Pe. Zequinha).

Sua inauguração foi realizada no dia 28 de Outubro de 1962, sendo Batizada com o nome de FUNDAÇÃO EMISSORA RURAL A VOZ DO SÃO FRANCISCO, cuja missão é formar culturalmente a população do nordeste brasileiro.

Muitas dificuldades Dom Campelo enfrentou principalmente na época do golpe militar, havendo muita pressão devido o Programa Educação de Base (aulas através do rádio), com professoras e monitoras espalhadas por toda a região. O programa do MEB – Movimento de Educação e Base, durou cinco anos, ensinando ao homem do interior ler e a escrever.

Várias celebridade do mundo artístico utilizaram as ondas da Emissora Rural para apresentar os seus trabalhos e dentre eles destacamos: Luiz Gonzaga, Roberto Carlos, Caubi Peixoto, Altemar Dutra, o teatrólogo Plínio Marcos, Claudionor Germano e Nelson Ferreira, entre outros.

Obrigado Dom Antônio Campelo por ter implantado esse órgão de comunicação tão importante que é a Emissora Rural. Agradecemos também ao querido Bispo Dom Gerardo Andrade Ponte que atuou como Presidente desta Emissora durante oito anos, passando a Presidência ao nosso atual Bispo Dom Frei Paulo Cardoso, que vem desenvolvendo seu trabalho de missionário evangelizador com o slogan A rádio de Maria que anuncia Jesus.

E a toda equipe de funcionários e ex-funcionários que sempre se doaram bastante, levando junto com toda a diretoria as informações, entretenimentos e educação a todo o Vale do são Francisco.




segunda-feira, 26 de outubro de 2009

VEJA ABAIXO A ENTREVISTA DA IR. ELIDE FOGOLARI ACESSORA DE COMUNICAÇÃO DA CNBB, FALANDO SOBRE O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E EVANGELIZAÇAO NA IGREJA.

3º MUTIRÃO DE COMUNICAÇÃO REGIONAL NORDESTE II EM CARUARU – PE





O 3º Mutirão Regional de Comunicação, promovido pelo Regional Nordeste II da CNBB, foi realizado nos dias 23 a 25 de outubro de 2009, na FAFICA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru e no Centro Pastoral Dom Antônio Costa, em Caruaru, com o tema: Processos de Comunicação e Evangelização. O Muticom teve como objetivo principal, promover diálogos sobre como funcionam os processos de comunicação e buscar construir uma sociedade que lute pelos direitos dos menos favorecidos, promovendo a paz e a justiça.
A abertura começou na noite do dia 23, com a apresentação do grupo folclórico Asa Branca e com as palavras de boas vindas da Diocese de Caruaru aos participantes dos estados: de Pernanbuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. Em seguida, houve a conferência e apresentação da equipe sobre o tema central do 3º Mutirão de Comunicação. No dia 24, começou com a oração inicial, logo após os participantes se dirigiram para a FAFICA, onde participaram das diversas oficinas oferecidas. No dia 25, o muticom começou com A Santa Missa as 07h30mim, logo em seguida simultaneamente foi apresentado quatro seminários com os seguintes temas: Rádio Comunitária: legislação e organização, Palestrantes: Dom Manoel Delson – Caicó – RN e Verônica Alves – Nazaré da Mata – PE. Mediador: Nill Júnior – Afogados da Ingazeira – PE. Leitura Crítica da Cultura Midiática, Palestrantes: Wilson Firmo – Recife – PE e Pe. Everaldo – Caruaru – PE. Mediadora: Cacilda Medeiros – Natal – RN. Novas Tecnologias: desafios e oportunidades para a Igreja, Palestrantes: Juciano Lacerda – Natal – RN e Rodrigo Rios – Maceió – AL. Mediador: Pe. Eduardo Tadeu – Maceió – AL. Mística do Comunicador Cristão, Palestrantes: Ir. Elide Fogolari – CNBB – Brasília e Pe. Geraldo Martins – CNBB – Brasília . Mediador: Pe. Janilson Rolin – Cajazeiras – PB.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

MISSA DO VAQUEIRO EM RAJADA - PE

Aconteceu no dia 18 de outubro de 2009 a tradicional Missa do Vaqueiro no Distrito de Rajada, a Missa Começou as 10h00 com o Pe. José Guimarães, juntamente com todos os Vaqueiros de Rajada e de outras localidades e a participação da Ranha do Vaqueiro "Daniela Amorim", após a Santa Missa, teve uma simples confraternização com o almoço para todos os convidados e Vaqueiros presentes da região. O Evento foi promovido pelo Vaqueiro e Animador do Evento Gilberto Amorim, logo após o almoço teve a tradicional pega de Boi.

ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA OS CATEQUISTAS DE RAJADA - PE



Aconteceu no ultimo dia 17 de outubro de 2009 o Encontro de Formação Catequetica para os catequistas da Paróquia Nossa Senhora das dores de Rajada. O Encontro começou por volta das 08h00 da manhã com a oração inicial, e em seguida com a palestra de Wilson Alencar animador de Catequese da Paróquia São Paulo Apóstolo de Petrolina - PE, que abordou o Tema: "Ser catequista é ser Jardineiro de Gente", Também estava Presente o Adm. Paroquial daquela Comunidade o Pe. José Guimarães Juntamente com o Seminarista João Paulo e os animadores de Catequese das comunidades: Rajada,Baixa Grande,Caldeirão,Lajedo e Baixa do Buraco o Encontro terminou as 12h30mim com a benção do Pe. Guimarães e logo após concluir com o almoço.



"A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida cristã" (CT 18).

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

CAMPANHA MISSIONÁRIA – OUTUBRO 2009


Mais uma vez está aí o mês de Outubro nos convidando para celebrar com entusiasmo e muita abertura a Campanha Missionária. Ela é promovida pela Pontifícia Obra da Propagação da Fé, sediada em Roma, e é realizada em todas as dioceses e paróquias do mundo inteiro. A campanha tem seu ponto alto no Dia Mundial das Missões, celebrado no penúltimo domingo do mês de Outubro, este ano, dia 18.

Após um ano de atividades, o Mês Missionário se apresenta como uma oportunidade para as comunidades e, particularmente, para as suas lide­ranças, mostrarem seu crescimento espiritual e apostólico. Assim, através das mais diversas iniciativas, promovem-se o espírito missionário entre os fiéis e o anúncio da Boa Nova aqui e no mundo inteiro.

Infelizmente, apesar de todos os esforços já realizados pela Animação Missionária nos mais diversos níveis, a consciência missionária da Igreja no Brasil ainda é inex­pressiva. Em todos os tons já foi dito e repetido que a responsabilidade pelas Missões é de todos os balizados, pois ninguém tem o direito de se furtar a essa obrigação.

O Apóstolo Paulo, a quem acabamos de celebrar 2000 anos de nascimento, afirmou: "Anunciar o Evangelho não é para mim um título de glória, é uma obriga­ção que me foi imposta. Ai de mim se eu não evangelizar" (1Cor 9,16).



QUEM DÁ A VIDA

Primeiramente, é bom afir­mar que a contribuição ou ajuda maior que o cristão pode oferecer às missões é, sem dúvida alguma, a da oração e dos sacrifícios.

Vem depois a entrega pessoal, por um determinado período, ou por toda a vida, às Missões, como serviço à humanidade e da difu­são do Evangelho. Sobre isso, o saudoso papa João Paulo II afir­mou: "Não existe maior serviço ao mundo do que o serviço missionário". Centenas de milhares de missio­nários continuam dando o me­lhor de si, nos cinco continentes, para a difusão do Evangelho.



CONTRIBUIÇÃO MATERIAL

No Dia Mundial das missões, todo católico é também convi­dado a dar a sua ajuda material para as Missões.

Todo ano crescem as necessi­dades da Igreja Católica no mun­do. Cerca de 1.100 dioceses em territórios de Missão recebem regularmente ajuda financeira, mas, anualmente, surgem no­vas dioceses a serem auxiliadas; abrem-se novos seminários para receber mais jovens que desejam seguir Cristo como sacerdotes.

Há regiões destruídas por guerras ou fenômenos naturais, que devem ser reconstruídas. Há também regiões que, após muitos anos fechadas à evangelização, es­tão se abrindo novamente para ou­vir a mensagem de Cristo.

Os pedidos de ajuda para a ca­tequese, para os meios de comuni­cação e de transporte, para a cons­trução de capelas, de orfanatos e de escolas são constan­tes. Isso tudo mostra como é necessária e urgente a coopera­ção dos católicos de todo o mundo.


NO BRASIL

Para animar o Mês das Missões, as Pontifícias Obras Missionárias enviam anualmente vários subsídios a todas as dioceses do Brasil. Entre eles: a Mensagem anual do Papa; santinhos com a Oração Missionária anual, folhetos informativos e com­plementares para as Missas domini­cais, cartazes, livreto com Celebra­ções e o envelope para a Coleta do Dia Mundial das Missões.

Para uma animação missionária em geral, visitas e participações em encontros são realizadas pelo Diretor Nacional e Secretários Nacionais de cada uma das obras missionárias pontifícias, a saber: Propagação da Fé, Infância Missionária, São Pedro Apóstolo e União Missionária.


A COLETA

A coleta feita no Brasil, todo ano, no Dia Mundial das Missões, é desti­nada ao Fundo Mundial de Solidarie­dade Missionária. Boa parte da coleta feita no Brasil retorna ao País para subsidiar cerca de 150 projetos anuais em nossas dioceses e pa­róquias, seminários e ca­sas de formação.

Nos últimos anos, a coleta tem crescido, mas muito já recebemos, po­demos agora "dar de nossa pobreza" (Puebla, 368). Os recursos financeiros do Dia Mundial das Missões, celebrado no Brasil, têm ajudado projetos em outros países, dentre os quais: índia, Ruanda, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, República Democrá­tica do Congo, Malavi, Etiópia, Indoné­sia, Timor Leste, Filipinas e Equador.

Todos os anos, o relatório das coletas é apresentado no boletim das POM (SIM) e disponibilizado no sitio www.pom.org.br. As ofertas mundiais, em 2008, alcançaram a cifra de US$ 163.007.478,80. No Bra­sil, arrecadamos R$ 4.035.997,28. Sem dúvida, poderíamos recolher muito mais se considerarmos o número de católicos do Brasil. E necessário, portanto, organizar melhor a Campanha Missionária e fazer chegar a todos o apelo de solidariedade mundial.


CONCLUSÃO

"A messe é grande, mas os traba­lhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe que mande operá­rios para a sua messe”. (Lucas 10,lss). Estas palavras de Jesus conti­nuam válidas. Depois de dois mil anos, a messe continua grande e, os operários, poucos.

Há o clamor insistente de milhares de pessoas que querem conhecer Jesus, mas falta quem O anuncie. A colaboração material de cada cristão católico para as Mis­sões possibilita um envio cada vez maior de missionários "ad gentes".

Como podemos verificar, o ob­jetivo maior da Campanha Missio­nária do mês de outubro consiste em despertar para a Missão todos os que dormem.

Queridos leitores, gos­taria que vocês se destacassem pela oração, pelo empenho na celebração do Outubro Missionário e pela escuta da voz de Deus, que sempre está precisando de novos operários para a sua vinha. São os votos deste vosso amigo que vem trabalhando, em todo o Brasil, para que surja e se fortifique a Ju­ventude Missionária.


Pe. Vitor Agnaldo Menezes - Secretário Nacional da Pontifícia Obra da Propagação da Fé

3º MUTIRÃO REGIONAL DE COMUNICAÇÃO





O 3º Mutirão Regional de Comunicação, promovido pelo Regional Nordeste 2, da CNBB, será realizado dia 23 a 25 de outubro de 2009, na FAFICA – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru e no Centro Pastoral Dom Antônio Costa, em Caruaru, com o tema: Processos de Comunicação e Evangelização.
.
Tem como objetivo promover diálogos sobre como funcionam os processos de comunicação e buscar construir uma sociedade que lute pelos direitos dos menos favorecidos, promovendo a paz e a justiça.
.
A abertura ocorrerá na noite do dia 23, com a apresentação do grupo folclórico Asa Branca e com as palavras de boas vindas da Diocese de Caruaru. Em seguida, haverá a conferência sobre o tema central do 3º Mutirão de Comunicação.
.
Serão oferecidas 12 oficinas (24/10), simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 25, haverá, simultaneamente, quatro seminários.
.
O evento está sendo organizado para um público de 500 pessoas, entre agentes pastorais, professores e estudantes de Comunicação Social, integrantes de Organizações Não-Governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral, de Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte e Alagoas.
.


OFICINAS:(30 VAGAS POR OFICINA)
.
Marketing e Organização de Eventos (Eisenhower Almeida – João Pessoa/PB).
Pastoral da Comunicação (Ir. Elide Fogolari – CNBB/Brasília/DF).
Produção de Programas de Rádio (Nill Júnior – Afogados da Ingazeira/PE).
Fotografia (Júlio Lino – Caruaru/PE).
Comunicação e Catequese (Ir. Lídia Leal– Caruaru/PE).
Comunicação e Liturgia (Pe. Héliton Marconi – Caicó/RN).
Comunicação e Oratória (Pe. Everaldo – Caruaru/PE).
Produção de Blogs (Valdemir França – Recife/PE).
LIBRAS (Maria Sheila – Caruaru/PE).
Jornal Impresso (Marconi Aurélio – Caruaru/PE).
Assessoria de Comunicação (Pe. Geraldo Martins – CNBB/Brasília/DF).
Comunicação Pessoal e Grupal (Milton Dantas – Natal/RN)
.
SEMINÁRIOS:(100 VAGAS POR SEMINÁRIO)
.
Rádio Comunitária: legislação e organização
.
Palestrantes: Dom Manoel Delson – Caicó/RN e Verônica Alves – Nazaré da Mata/PE.
Mediador: Nill Júnior – Afogados da Ingazeira/PE.
.
Leitura Crítica da Cultura Midiática
.
Palestrantes: Wilson Firmo – Recife/PE e Pe. Everaldo – Caruaru/PE.
Mediadora: Cacilda Medeiros – Natal/RN.
.
Novas tecnologias: desafios e oportunidades para a Igreja
.
Palestrantes: Juciano Lacerda – Natal/RN e Rodrigo Rios – Maceió/AL.
Mediador: Pe. Eduardo Tadeu – Maceió/AL.
.
Mística do Comunicador Cristão
.
Palestrantes: Irmã Elide Fogolari – CNBB/Brasília e Pe. Geraldo Martins – CNBB/Brasília. Mediador: Pe. Janilson Rolin – Cajazeiras/PB
.
Outras Informações: www.3muticom.blogspot.com

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

REFLEXÃO DO SEMINARISTA LEANDRO SANTOS – QUINTA-FEIRA DA 22ª SEMANA DO TEMPO COMUM


“O senhor nos chama, para evangelizar os pobres e humildes com amor, carinho e sensibilidade.”
IOANNES PAULUS

Me alegra muito imaginar Jesus pastoreando o seu rebanho e o convidando para "avançar para águas mais profundas". Compreendo que este avançar é um convite para conhece-lo melhor, amá-lo e segui-lo. Ele nos chamou a sermos pescadores de homens, por meio da figura de Simão Pedro, que por um instante se mostrou incrédulo, mas logo obedeceu às palavras de Jesus e o milagre aconteceu...
é comovente imaginar o povo se comprimindo para ouvir o jovem de Nazaré, o próprio Deus. Este Senhor-Redentor, que nos manda desconfiar de nossa humanas atitudes é o mesmo que nos confia a administração dos bens espirituais. Ele nos convoca e tudo devemos deixar para segui-lo. Que Deus nos abençoe nesta bela caminhada vocacional, e neste Ano Santo que é Sacerdotal.
SEMINARISTA LEANDRO SANTOS

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

15º Grito dos Excluídos: “Vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular”


Na semana que antecede o dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, tradicionalmente a Comissão Episcopal Pastoral rara o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a participação de Movimentos Sociais, Pastorais Sociais e Movimentos Populares realizam o Grito dos Excluídos. Neste ano acontecerá a 15ª edição do evento.O Grito dos Excluídos acontece anualmente em várias cidades brasileiras com o objetivo de levar às ruas uma grande manifestação popular para denunciar as situações de exclusão social e assinalar as possíveis saídas e alternativas.O Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, dom Pedro Luiz Stringhini, enviou uma carta de apoio ao 15º Grito dos Excluídos 2009.

Leia a íntegra da carta:

Carta de apoio ao 15º Grito Excluídos/as – 2009

Irmãos e Irmãs!

A Comissão Episcopal Pastoral pra o Serviço da Caridade da Justiça e da Paz da CNBB, juntamente com a coordenação nacional dos do Grito dos Excluídos, Pastorais Sociais e Movimentos Populares, convida todas as comunidades, Igrejas, escolas, universidades e organizações sociais, a participarem das diversas atividades do Grito dos Excluídos Nacional, que se realiza em localidades de todos os Estados do nosso País, na semana que antecede o dia 7 de setembro.O Grito dos Excluídos, em seus 15 anos de existência vem se afirmando como a mais importante mobilização popular, na Semana da Pátria, em vista da construção de um projeto popular para o Brasil.O tema deste ano, “Vida em primeiro lugar: a força da transformação está na organização popular”, pretende anunciar, em diferentes manifestações populares, os sinais de esperança, através da unidade, da organização e da luta popular, e denunciar todas as formas de injustiça que, em nosso país, causam a destruição e a precarização da vida do povo e do Planeta. No dia 07 de setembro, junto com o Grito dos Excluídos, em Aparecida/SP, acontece a 22ª Romaria dos Trabalhadores/as que neste ano traz o lema: “A sabedoria dos pobres derrota as armas dos poderosos”. O grito visa também: lutar contra as formas de exclusão e as causas que levam o povo a viver em condições de vida precárias e, muitas vezes, sem perspectiva de futuro; denunciar a política econômica que privilegia o capital financeiro em detrimento dos direitos sociais básicos; construir alternativas que tragam esperança aos excluídos e perspectivas de vida para as comunidades locais; promover a pluralidade e igualdade de direitos, bem como o respeito nas relações de gênero, raça e etnia; multiplicar assembléias populares para discutir a organização social a partir do Município, fortalecendo o poder popular.Diante de situações de exclusão, Jesus defende os direitos dos fracos e o direito a uma vida digna para todo o ser humano. O compromisso com esta causa nos compromete no esforço de superação da exclusão em nosso País, participando da construção de uma sociedade justa e solidária.



Dom Pedro Luiz Stringhini

Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para

O Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz

SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA


Há 38 anos a Igreja do Brasil celebra no mês de setembro o Mês da Bíblia. A celebração teve sua origem na arquidiocese de Belo Horizonte, em 1971, e foi se espalhando para todo o Brasil.

O objetivo do mês da Biblia, segundo a assessora da Comissão Bíblico-Catequético da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é infundir no povo a convicção de que a Palavra de Deus é, por excelência, o livro que deve ser inserido na vida de cada pessoa. Fazer com que as famílias sintam necessidade de ter uma Bíblia em casa e incentivar a reunião das comunidades para o estudo e a vivência da Palavra de Deus.

“A centralidade da Palavra de Deus tem impulsionado a vida e a ação evangelizadora da nossa Igreja. A redescoberta da Sagrada Escritura e o seu uso constante por todas as Igrejas Cristãs no Brasil tem sido muito significativo para o processo e crescimento da experiência da fé das comunidades espalhadas pelo nosso imenso país”, afirmou a assessora da CNBB.

Sobre o mês da Bíblia, o membro da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, dom Jacinto Bergmann, explica que setembro é dedicado de forma especial “à Palavra de Deus”, e que o período é um estímulo para os fiéis se tornarem responsáveis pela causa de Jesus por meio do discipulado. “Isso também nos ajudará a sermos mais discípulos missionários de Jesus Cristo - Caminho certo, Verdade segura e Vida plena”, enfatizou.

Para este ano o livro proposto é a Carta de São Paulo ao Filipenses, cujo tema é “Alegria de servir no amor e na gratuidade” e o lema: “Tende em vós os mesmos sentimentos de Cristo Jesus” (Fl 2,5).

sábado, 8 de agosto de 2009

ORAÇÃO DO JUBILEU


ORAÇÃO DO JUBILEU

Trindade Santíssima, Pai e Filho e Espírito Santo, Deus-Amor, Beatitude Infinita! Nós Vos damos infinitas graças pela vossa imensa Glória.
Nós Vos louvamos e agradecemos pelo Dom de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo Paráclito, e pelo Dom de nossa Santa Igreja.
Nós Vos louvamos e agradecemos:
Pela nossa Diocese: “Povo de Deus, que está em Petrolina - 85 anos de Missão!”
Pelo Dom de nossa Fé cristã católica, / por Vós implantada em nossos corações, / por meio dos Missionários do passado, / que aqui lançaram a Semente da Palavra e da Vossa Santa Doutrina;
Pelas nossas Famílias cristãs, primeiras “igrejas domésticas” - que testemunharam e transmitiram para as gerações, a convicção de nossa Fé;
Pelos Bispos, Sacerdotes, Religiosas, Religiosos, catequistas, animadores de comunidades, os quais zelaram pela semente aqui plantada.
“ Uns plantaram, outros regaram - mas só Vós dais o crescimento”.
Imploramos a Vossa misericórdia, pois nem sempre temos sido fiéis à missão que nos confiastes, / de anunciar, testemunhar e construir o Vosso Reino já aqui na terra.
Nos rostos sofridos de tantos irmãos e irmãs; Jesus Cristo nosso Senhor continua a nos interpelar dizendo: “Tive fome e sede de justiça, e não me acolhestes!” Resta- nos, ainda e sempre, um longo caminho.
Aumentai em nós a Esperança de que um outro mundo é possível, com a nossa participação.
“Ficai conosco, Senhor”, se o cansaço nos visita, e desce sobre nós a noite da incerteza:
Que somente em vós encontremos, cada dia de novo, as razões de nossa Esperança. Alimentai- nos é confortai-nos, com o Pão da Palavra e com o Pão da Eucaristia- “Fonte da vida e da missão da Igreja”.
Pedimos-vos as luzes do Divino Espírito Santo, que nos encham de renovado ardor evangelizador, e nos façam redescobrir cada dia, a alegria de Vos servir na doação aos irmãos.
lnvocamos a intercessão Maria - a Imaculada,Virgem Mãe de Deus, Rainha Assunta aos Céus, para Vos pedir:
Mandai para a Vossa Igreja que está em Petrolina, muitas vocações sacerdotais, religiosas e leigas - animadas de renovado ardor evangelizador.
Na “Escola de Maria”, desejamos ser “Discípulos missionários de Jesus Cristo, para que n’Ele todos tenham Vida”.
A nós que contemplamos agradecidos a majestade de nossa Catedral ajudai-nos a “construir” os “templos vivos” que são vossos filhos e filhas empobrecidos, nossos irmãos; e “tudo mais nos será dado por acréscimo.
Ó Deus-Amor, Beatitude Infinita! Na alegria deste jubileu, na união com Maria, a “Mulher eucarística”, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, queremos proclamar de todo coração:
“A Vós o Louvor, a Vós a Glória, a Vós Ação de graças, ó Bem-aventurada, ó Bendita, ó Gloriosa Trindade – Pai e Filho e Espírito Santo. Amém !”

VISITA DO NÚNCIO APOSTÓLICO A DIOCESE DE PETROLINA


Dom Lorenzo Baldisseri



É importante lembrar que no dia 10/08 (segunda-feira), teremos a honra de receber em nossa Diocese, o Núncio Apostólico, Sua Eminência Dom Lorenzo Baldisseri que chegará às 10 horas da manhã no Aeroporto de Petrolina.
FAÇAMOS UMA CALOROSA RECEPÇÃO AO REPRESENTANTE DO PAPA NO BRASIL !!!

Conhecendo um pouco Dom Lorenzo Baldisseri

O atual núncio apostólico do Brasil, desde 2002. É o Sr. Arcebispo Titular Núncio Dom Lorenzo Baldisseri , nomeado núncio para o Brasil pelo falecido Papa João Paulo II.
Nasceu em 29 de setembro de 1940 na cidade de Burga, Itália. Foi ordenado sacerdote em 29 de junho de 1963 e ordenado bispo em 7 de março de 1992.
É poliglota: fala italiano, inglês, português, francês e espanhol.
Formação Jurídica e Diplomática na Pontifícia Universidade Lateranense, na Universidade de Perugia e naPontifícia Academia Eclesíastica.
Auxiliou nos trabalhos diplomáticos na nunciatura da Guatemala em 1973, além das nunciaturas de El Salvador , Japão, Brasil entre 1980 a 1982. Depois foi para o Paraguai, França, Zimbabue e Moçambique. Em janeiro de 1991 é encarregado de uma missão especial no Haiti e logo depois sendo nomeado núncio apostólico do Haiti. Depois foi núncio no Paraguai( 1995-1999)e na Índia e Nepal (1999-2000) e finalmente nomeado núncio do Brasil em 2002.
Surpreende também por seu talento musical, gravou um Cd em prol da Igreja na Amazônia. “Os recursos angariados serão revertidos em favor da Igreja católica na Amazônia e na preservação dessa região do Brasil, tão preciosa para o planeta.” (Dom Lorenzo Baldisseri)

O que é um núncio apostólico?

É um bispo titular(de uma diocese que não existe mais) , onde exerce a função de embaixador (diplomata) do menor país do mundo o Estado da cidade do Vaticano. Ele representa o Vaticano no país em que reside. Sendo o elo de ligação do Vaticano (Estado Soberano), do Vaticano (Santa Sé Apostólica, Sede da Religião Católica) com o país em que reside e para toda Igreja Católica constituída no país em que foi nomeado núncio.
O núncio é a autoridade que encaminha os processos burocráticos de todas as dioceses do país . Toda nomeação de bispo e Arcebispo chega primeiro nas mãos do núncio apostólico. Quando o Papa e a Santa Sé quer comunicar algo para os fiéis de um determinado país ele recorre ao núncio para repassar a informação. O Papa também manda o núncio o representá-lo e a Santa Sé em ordenações episcopais, tomadas de posse espiscopais, inaugurações de seminários , faculdades de teologia etc.

A nunciatura

Nunciatura Apostólica é a embaixada do Vaticano nos países. O nome expressa a diferença entre a Nunciatura e as outras embaixadas. São duas as atuações da Nunciatura: uma é representar o Papa diante do governo e outra é estreitar as relações entre a Igreja Católica e a Igreja local.
A Santa Sé possui relações diplomáticas com 174 Estados, poucos países não querem ter relação com o Vaticano, é o caso da China e da Coréia do Norte. Essas relações permitem ao Papa dizer uma palavra, visitar países, enfim, levar a palavra de Deus a todos os povos. Além disso, o Vaticano está presente em organismos internacionais, como a ONU. O Vaticano é membro permanente na ONU e atua como observador, não vota, mas expressa suas opiniões.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

A DEVOÇÃO A MARIA, MÃE DO BOM PASTOR




A figura de Maria Mãe do Bom Pastor é uma imagem muita querida para Pe. Alberione. Essa devoção já era difundida pelos Freis Capuchinhos na Espanha, na Inglaterra e em algumas regiões italianas. A sua festa, presente no calendário litúrgico do tempo, era celebrada no dia 3 de setembro.

É uma Festa importante para nossa Congregação Religiosa, pois Maria é para nós o modelo de mulher consagrada ao pastoreio, por vezes Alberione chegou a dizer que ela foi a primeira Pastorinha.


O quadro de Maria Mãe do Bom Pastor idealizado por Pe. Tiago Alberione
Em 1960, na capela das Irmãs Pastorinhas em Albano, Laziale, Alberione mandou construir um mosaico, no qual Nossa Senhora aparece vestida como uma simples pastora. Jesus criança, está no centro, à frente de Maria, ambos em pé, estão no meio do rebanho, apascentando as ovelhas e oferecendo-lhes alimento. Nos lados encontram-se os dois grandes pastores da Igreja: Pedro e Paulo. Pedro em atitude de oração, recomenda e confia a Igreja a Maria; Paulo indica Maria às ovelhas.

O quadro sintetiza para nós, Irmãs Pastorinhas, o nosso programa de vida, uma vez que indica nossa missão entre o povo de Deus, sobretudo a confiança que devemos demonstrar em Jesus Bom Pastor, em Maria e nos Santos Apóstolos.

Jesus Bom Pastor está representado pequeno, sob os cuidados de Maria, mas já em ação. Ele apascenta e alimenta as ovelhinhas; alimenta a mente, a vontade, e o coração, simbolizado pelas ervas. Ele e Maria demonstram muito afeto pelas ovelhinhas.

Maria ao desempenhar sua tarefa, nos dá sua mão, para podermos assim confiantes, caminharmos realizando o projeto do seu filho, Jesus Bom Pastor. Ela é como o anel que nos une a Jesus, nos dá a sua luz e nos conforta nos momentos de dúvidas, dificuldades e em todas as situações de desânimo.

Junto a Jesus e Maria estão os Apóstolos Pedro e Paulo, que são para nós exemplo de coragem e, também, grandes formadores de comunidades. Pedro, depois de Jesus, é o primeiro pastor universal; ele está representado em atitude de oração recomendando e confiando a Igreja à grande pastora: Maria.

De um outro lado está São Paulo indicando Maria às ovelhas. É considerado o apóstolo que mais trabalhou pela salvação das almas. Estes dois apóstolos foram unidos também no martírio, por isso, nas liturgias um é associado ao outro.

sábado, 4 de julho de 2009

EUCARISTIA: FONTE DE TODA SANTIDADE DO CRISTÃO




A Eucaristia é o apice da vida do cristão, um dialogo de amor entre Deus e sua humilde criatura, pelo mistério da sagrada eucaristia vivenciamos o misterio de amor em nossa vida, ou seja, Jesus nosso maior tesouro que se imolou por nós e institui na quinta-feira santa a Eucaristia o nosso maior banquete espiritual que nos alimenta e nos conduz a uma vida digna de amor e felicidade para amar o nosso proximo assim como Ele mesmo nos amou e a chegar a sua plenitude de vida que é sem duvidas o mistério da Eucaristia.Que Jesus Eucaristico seja esta fonte que emana e transforma como uma luz radiante que ilumina a nossa vida atraves do amor e da simplicidade para todos os cristãos da face da terra.

SEM.JOÃO PAULO BASTOS

CONHEÇA UM POUCO DA HISTORIA DO SANTO CURA D’ARS PADROEIRO DOS SACERDOTES



São João Maria Batista Vianney nasceu em Lion, Dardilly, na França, em 8 de maio de 1786. Foi ordenado sacerdote depois de vencer muitas dificuldades, inclusive nos estudos. Considerado o padroeiro dos párocos, o padre ficou mundialmente conhecido por Cura de Ars, por ter dedicado toda sua vida à pequena cidade de Ars, na França. Ali, ele foi um admirável exemplo de vida cristã, exercitou uma eficaz pregação voltada para a mortificação, a oração e a caridade. Maria Vianney faleceu em Ars, com odor de santidade, em 1859, e foi canonizado pelo papa Pio XI em 1º de novembro de 1924. Sua festa litúrgica é comemorada em 4 de agosto, tradicionalmente conhecida pela Igreja como Dia do Padre.